segunda-feira, 31 de maio de 2010

VOTO POR CORRESPONDÊNCIA E PELA INTERNET


Se você não está conseguindo ver o conteúdo deste email acesse a versão alternativa.

Movimento Inter Grande


VOTO POR CORRESPONDÊNCIA E PELA INTERNET

Muito se fala sobre maneiras mais práticas e econômicas de se colher a participação popular numa eleição, notadamente quando se trata de eleições com elevado número de participantes e com território de abrangência consideravelmente grande. É o caso das eleições para o S. C. Internacional. São mais de 60.000 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano (2010) e com extensa base territorial, envolvendo não só o Estado, mas várias unidades da Federação, além de residentes no exterior.

Como massificar a participação do sócio colorado numa decisão tão importante como é escolha dos dirigentes do Clube?


socio


Historicamente, se percebe a reduzida participação dos sócios de qualquer clube de futebol, e o desafio é o de democratizar a informação e acesso do eleitor às decisões que lhe são de direito.


A sugestão é que as votações por correspondência e, também, pela internet por se tratar de opções em uso que oferecem o maior alcance. Veja se que a votação por correspondência é cada vez mais popular nos Estados Unidos. Dos 50 Estados americanos, 31 permitem o voto por correspondência sem necessidade de apresentar nenhuma justificativa. Especialistas em processos eleitorais referem que esta opção é cada vez mais popular por ser cômoda e alcançam maiores possibilidades de participação. Dados eleitorais americanos demonstram que só na Califórnia, se calcula que mais de quatro milhões de pessoas votarão por correspondência, quase metade do eleitorado do estado. Até alguns anos, este tipo de votação era restrito a pessoas doentes ou aos americanos que residiam fora do país.


Apenas para registro, a outra opção, bastante utilizada pelos democratas americanos, especialmente a partir de 2008, é ainda mais cômoda do que o voto por correspondência: dezenas de milhares de eleitores do partido residentes fora dos EUA puderam escolher hoje seus candidatos pela Internet, graças a uma iniciativa da organização Democrats Abroad. O grupo representa os eleitores do partido que residem fora do território dos EUA e afirma que este é um sistema seguro, permitindo a participação de muitas pessoas que normalmente não poderiam votar. Raros dos quase seis milhões de eleitores americanos que vivem fora do país de origem costumavam participar das prévias. O sistema que é consagrado e referido como bastante seguro e consiste no envio de código a cada um dos eleitores do cadastro por meio do qual poderão escolher seus representantes. Os votos são codificados automaticamente pelo sistema informatizado e, rapidamente, serão decodificados e escrutinados.


Resultado: em 2008 votaram sete vezes mais eleitores do que nas prévias de 2004, quando o voto pela internet ainda não era permitido. Este sistema eleitoral já está consagrado no Reino Unido e, hoje, muito instituições brasileiras, em especial as entidades de classe nacionalmente organizadas, portanto de abrangência territorial extensa, utilizam-se desta forma.


O MOVIMENTO INTER GRANDE é pioneiro na proposta de adoção do voto por correspondência. Aliás, essa iniciativa encontra guarida nos pilares da sua proposição política, desde a sua criação em 1998, qual seja a valorização do sócio. É proposição de essência democrática exatamente para um CLUBE DO POVO, que busca estender ao mais distante sócio colorado, a integralidade das suas prerrogativas sociais.


Paulo Rogério Silva dos Santos



Venha participar do movimento

MOVIMENTO INTER GRANDE

SITE -
http://www.intergrande.com 

BLOG - http://intergrande.wordpress.com



Abraços a todos e saudações coloradas.
COORDENAÇÃO DO MOVIMENTO INTER GRANDE.

Para participar de nosso movimento envie um e-mail para contato@intergrande.com



Remover seu email desta lista.

Nenhum comentário: